Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Árduo Processo de Limpeza na Capital Após Enchente - VIDA E PAZ

Árduo Processo de Limpeza na Capital Após Enchente

Após as recentes inundações que assolaram a cidade, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está enfrentando uma dificuldade monumental para restaurar a normalidade nas ruas da capital. O nível do Lago Guaíba finalmente começou a baixar em alguns pontos, permitindo que os esforços de limpeza se iniciassem.

Desde o dia 10 de maio, quando as águas começaram a recuar, o DMLU tem trabalhado muito para remover os resíduos deixados pela enchente. Até o momento, impressionantes 4.148 toneladas de detritos, incluindo móveis danificados, lodo acumulado e lixo, foram coletadas das ruas.

 

O bairro Sarandi, localizado na Zona Norte da cidade, foi um dos mais afetados. Com a diminuição do nível da água, cerca de 90 toneladas de lixo e entulho já foram retiradas. Garis de todas as regiões de Porto Alegre estão envolvidos nessa tarefa, com um contingente de pelo menos 800 trabalhadores dedicados à missão de restaurar a limpeza das áreas afetadas. Além disso, 168 caminhões e 30 retroescavadeiras estão sendo utilizados para agilizar o processo.

Para lidar com a enorme quantidade de resíduos pós-enchente, o DMLU contratou um aterro de inertes em Gravataí. Esse local tem capacidade para descartar entre 77 mil e 180 mil toneladas de materiais. Vale ressaltar que materiais inertes não sofrem transformações químicas, físicas ou biológicas ao longo do tempo, o que significa que não se decompõem naturalmente. No aterro, esses materiais são processados, incluindo até mesmo a madeira.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) está monitorando de perto todo o processo de limpeza. Na quarta-feira, os bairros Menino Deus, Centro Histórico, Cidade Baixa, Vilas do bairro Sarandi, Avenida Guaíba (Ipanema), Avenida Tramandaí (Ipanema), Avenida Voluntários da Pátria (Centro), Avenida Farrapos (Centro), São Geraldo, Floresta, Lami, Belém Novo, Espírito Santo, Guarujá e Vila Nossa Senhora das Graças (Cristal) começaram a receber a atenção dos garis.

Entretanto, a chuva não dá trégua. Na madrugada desta quinta-feira, as precipitações recomeçaram, elevando novamente o nível do Guaíba. Em apenas cinco horas, foram registrados 14 centímetros de aumento, totalizando 17,6 milímetros de chuva. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está acompanhando de perto essa situação.

Conforme a régua instalada no cais Mauá, o nível do Guaíba oscilou entre 3,82 metros na noite de quarta-feira (22) e 3,96 metros entre 1h45 e 4h45 desta quinta-feira. A cidade permanece em alerta, e os esforços de limpeza continuam, mesmo sob as intempéries do clima.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

CEMADPA – Comunicação e Mídia AD. Porto Alegre

Por Jornalista Edison Lenn e colaboração por Estefany Freitas

Deixe seu comentário:

Peça sua música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música

PUBLICIDADE

© Todos os direitos reservados - REDE AD PORTO ALEGRE DE COMUNICAÇÃO 2022