Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em um avanço importante para a gestão de desastres naturais, o governador Eduardo Leite anunciou na última quinta-feira (30) o lançamento do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP). Este sistema pioneiro, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), utiliza imagens de satélite de alta precisão para identificar e quantificar as áreas mais afetadas por recentes calamidades climáticas.
O MUP é uma ferramenta estratégica dentro do Plano Rio Grande, criada para otimizar a distribuição de recursos e a implementação de políticas públicas em resposta a eventos extremos como inundações, deslizamentos e outras catástrofes naturais. Com este sistema, o estado avança para uma resposta mais rápida e eficiente, garantindo que a ajuda chegue a quem mais precisa.
“O mapeamento detalhado dos estragos provocados pelas enchentes é essencial para direcionar as ações do governo de forma eficaz”, afirmou o governador Leite. “Com o MUP, já conseguimos agilizar o processo de repasse de fundos emergenciais através do programa SOS Rio Grande do Sul.”
O MUP já resultou no mapeamento e georreferenciamento de 262 municípios, identificando cerca de 283 mil residências e impactando aproximadamente 597 mil cidadãos. A plataforma interna do estado, que atualmente permite a consulta desses dados, em breve dará lugar a uma versão acessível ao público, ampliando a transparência e o alcance das informações.
Este projeto exemplifica o compromisso do governo do Rio Grande do Sul com a inovação e a proteção de seus cidadãos, estabelecendo um novo padrão em preparação e resposta a desastres naturais.
CEMADPA – Comunicação e Mídia AD. Porto Alegre Por Edison Lenn, Jornalista / Com colaboração de Estefany Freitas